top of page

É possível aprender programação no celular?

  • Foto do escritor: Jefferson Firmino Mendes
    Jefferson Firmino Mendes
  • 11 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de mar. de 2024



ree


A pergunta que não quer calar


Programadores iniciantes, especialmente jovens e adolescentes, muitas vezes se perguntam se é possível aprender ou praticar programação utilizando o celular. Afinal, pode ser que o computador ou notebook quebre ou esteja quebrado, ou que seja necessário usar o telefone celular por algum motivo, como numa viagem ou pela portabilidade do aparelho.


A resposta é sim, é possível.


No início do meu aprendizado na programação, eu utilizava os bons e velhos computadores desktop. Mais tarde, migrei para notebooks, que, na minha opinião, são os melhores para uso diário.


Porém, a possibilidade de programar deitado, no transporte coletivo, de carona no carro ou viajando, entre outras possibilidades, é excelente para evitar a fadiga de se passar milhares de horas sentado na cadeira do computador.


Além disso, existem muitos ambientes de desenvolvimento integrados a plataformas de ensino para dispositivos móveis, como SoloLearn e Mimo APP.


Ambos contam com exercícios bastante extensos, code challenges, capacidade de participar do fórum e da comunidade dos aplicativos, além de explicações teóricas sobre cada componente da programação, seja ela procedural ou orientada a objetos.


Obviamente, não é possível substituir a teoria de uma graduação bem feita, de leitura de bons livros e de outros aspectos pertinentes à área. No entanto, como ferramenta revisional e de manutenção de aprendizado, os apps se mostram ótimas pedidas, e até mesmo para o aprendizado inicial.


Os ambientes integrados, à despeito dos primeiros ambientes desenvolvidos para Android, são muito mais robustos e exequíveis, o que torna a experiência muito mais fluída e agradável. Além disso, eles contam com um glossário, documentação e roteiro bastante interessante.


Durante as trilhas de aprendizagem, é possível criar projetos de portfólio. Além disso, também é possível criar projetos ao final de cada seção, que vão se acumulando ao longo do curso.


Os projetos não são tão longos ou extensos quanto projetos mais bem estruturados por cursos de maior abrangência, como Danki Code, B7Web e Alura, por exemplo. Isso porque eles são todos estruturados e direcionados para o público que usa dispositivos móveis (tablets e celulares), limitando a usabilidade de alguns frameworks e bibliotecas.


No entanto, recentemente, a SoloLearn, em parceria com a Google, lançou um curso do framework Angular, que apresentou excelente desempenho na execução de suas tarefas nos dispositivos Android.


Resumindo, é possível aprender programação no celular, mas é importante ter em mente que existem algumas limitações. No entanto, os apps são excelentes ferramentas para revisão, manutenção de aprendizado e até mesmo para o aprendizado inicial.





Aqui estão algumas dicas para aprender programação no celular:


  • Escolha um app que seja adequado ao seu nível de conhecimento e aos seus objetivos de aprendizado.

  • Comece com os fundamentos da programação, como variáveis, funções, operadores e estruturas de controle.

  • Pratique regularmente, mesmo que seja por alguns minutos por dia.

  • Participe da comunidade do app para tirar dúvidas e compartilhar seu aprendizado.




Boa sorte!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page