Remuneração e Empregabilidade em 2024
- Jefferson Firmino Mendes

- 21 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Se você assim como eu tem curiosidade em saber as taxas médias de percentual de pessoas empregadas a depender da instituição na qual ela se formou, seja pública ou privada, especificamente mais na área da tecnologia da informação, então esse artigo é exatamente para você. Os dados foram inferidos a partir de estimativas e foram capturados das seguintes fontes de dados:
Gupy
LinkedIn
De Olho na Vaga
Quero Empregos
Trabalha Brasil
InfoJobs
Indeed
Glassdoor
Foram coletados dados de diversas plataformas de emprego sobre a quantidade de vagas disponíveis para cada nível de qualificação.
A partir dos dados coletados, foi calculado o percentual de empregabilidade para cada nível de qualificação.
Lembrando que não necessariamente os dados estarão 100% corretos, afinal de contas são estimativas gerais, e não correspondem a todas as regiões do Brasil, apenas a uma pequena amostra, limitada a região nordeste, mais especificamente nos estados da Paraíba e do Pernambuco.
Os dados refletem a probabilidade de conseguir emprego sendo oriundos dessas instituições, mas também não implica em afirmar que o egresso estará exercendo uma competência em sua área de formação, mas apenas a probabilidade de taxa de sucesso em adentrar no mercado de trabalho, obviamente em ocasião de realizar uma boa qualificação na graduação, e desde que tenham terminado o curso.
Graduação
Pós-Graduação
A pós graduação é um diferencial por ser possível o desenvolvimento de habilidades práticas específicas, gerando aprofundamento em determinada área de formação/competência.
A pós graduação também é uma oportunidade de desenvolver o Networking e maximizar as oportunidades de carreira. É possível também passar maior Credibilidade e ter melhores remunerações e reconhecimento profissional. Competitividade no mercado de trabalho.
A pós graduação pode ser um diferencial por que pode envolver a aplicação de contextos teóricos e situações problema bastante complexas e reais, com a finalidade de criar um ambiente de aprendizagem simulado em paralelo com o ambiente de trabalho convencional, como por o exemplo a seguir:
" Uma instituição pública que realiza backups periódicos, backups completos toda primeira semana do mês, backups incrementais diariamente e backups adicionais aos fins de semana, mais especificamente aos sábados, se em um dia de quarta feira, da segunda semana do mês, determinado servidor sofrer uma avaria, quantos e quais backups serão necessários para que a completude dos dados seja recuperada? "
Esse tipo de situação de simulação de incidências, acaba preparando o indivíduo para a resolução de problemas quando em se deparando com determinado conflito, porém devido a bagagem adquirida no curso é possível reagir mais tempestivamente, sem precisar contrair um colapso nervoso ou berrar de desespero rsrs.
Além disso, a pós-graduação também pode ser uma oportunidade de transição de carreira para profissionais já graduados em áreas distintas, mas que desejam mudar ou complementar sua área de formação inicial.
Outras métricas a se observar são o desempenho em concursos públicos, que na minha opinião mais tem a ver com o aluno e sua maturidade e disponibilidade de tempo, porém dados são dados né =).
Além disso, a taxa de empregabilidade por plataforma de aprendizagem, e taxa de empregabilidade de pessoas sem diploma de graduação, em cenários variados:
Frases de efeito como a prática leva a perfeição nunca fizeram tanto sentido como nos dados demonstrados acima, na taxa de empregabilidade de plataformas de aprendizagem, cursos com maior taxa de abordagem prática, sejam em desafios ou projetos, levam o dobro de qualificação em termos percentuais de relatos de conquistas de vagas de emprego.
Em raciocínio análogo, quem não possui diplomas, mas possui experiência profissional comprovada, possui maior chance de conseguir vagas de emprego, entre 70 e 80%, além de possuir remunerações muito superiores, entre duas a três vezes a remuneração de quem não possui experiência e ou qualificações acadêmicas.
Posição | Cursos | Percentual de Empregabilidade |
Primeiro Lugar | Mimo | 20% |
Segundo Lugar | SoloLearn | 15% |
Terceiro Lugar | B7Web | 10% |
Quarto Lugar | DankiCode e ProgramadorBR | Empatados em 5% |
E vocês o que acham desses dados? concordam ou discordam?
O que vocês acham que conta mais, diploma, certificações, projetos ou experiência? ou vocês acham que de tudo um pouco?
Algo a acrescentar ou um relato para dar? favor deixar nos comentários, seus comentários são muito importantes, então não deixe de fazer critícas, elogios ou de dar sugestões, até a próxima, abraços.




Comentários