top of page

7 Exercícios para praticar fundamentos de programação

  • Foto do escritor: Jefferson Firmino Mendes
    Jefferson Firmino Mendes
  • 7 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Introdução:


Os fundamentos de programação são essenciais para qualquer desenvolvedor de software.


Eles fornecem as bases para a construção de programas corretos e eficientes.

Uma ótima maneira de praticar os fundamentos de programação é resolver exercícios. Os exercícios ajudam a desenvolver as habilidades de lógica, raciocínio e resolução de problemas.


Nesta postagem, vamos apresentar uma lista de exercícios de fundamentos de programação. Os exercícios são de diferentes níveis de dificuldade, desde os mais básicos até os mais avançados.


Exercícios:


1. Crie uma função que retorna a string "Olá, " concatenada com um argumento text (a ser passado para a função) e com ponto de exclamação "!" no final.


Exemplo:

cumprimentar("Leonardo") // retornará "Olá, Leonardo!"

2. Escreva uma função que receba a idade de uma pessoa em anos e retorne a mesma idade em dias.


Obs: considere que um ano tem 365 dias. Desconsidere anos bissextos (com 366 dias) e desconsidere também dias decorridos desde o último aniversário.


Exemplo:

converterIdadeEmAnosParaDias(25) // retornará 9125

3. Desenvolva uma função que recebe dois parâmetros, um é a quantidade de horas trabalhadas por um funcionário num mês, e o quanto ele recebe por hora. O retorno da função deve ser a string "Salário igual a R$ X", em que X é o quanto o funcionário ganhou no mês.


Exemplo:

calcularSalario(150, 40.5) // retornará "Salário igual a R$ 6075"

4. Crie uma função que recebe um número (de 1 a 12) e retorne o mês correspondente como uma string. Por exemplo, se a entrada for 2, a função deverá retornar "fevereiro", pois este é o 2° mês.


Exemplo:

nomeDoMes(1) // retornará "janeiro"

5. Crie uma função que receba dois números e retorne se o primeiro é maior ou igual ao segundo.


Exemplos:

maiorOuIgual(0, 0) // retornará true
maiorOuIgual(0, "0") // retornará false
maiorOuIgual(5, 1) // retornará false

6. Escreva uma função que receba um valor booleano ou numérico. Se o parâmetro fornecido for booleano, o retorno da função deverá ser o inverso. Se o parâmetro for numérico, o retorno será o número inverso. Se o parâmetro de entrada não for de nenhum dos tipo acima, retorne "booleano ou número esperados, mas o parâmetro é do tipo ...".


Exemplos:


inverso(true) // retornará false inverso("6") // retornará "booleano ou número esperados, mas o parâmetro é do tipo string" inverso(-2000) // retornará 2000 inverso("programação") // retornará "booleano ou números esperado, mas o parâmetro é do tipo string"


7. Crie uma função que receba quatro números como parâmetro (numero, minimo, maximo, inclusivo) e retorne se o parâmetro numero (o primeiro) está entre minimo e maximo. Quando o parâmetro inclusivo for true, tenha "entre" como inlusivo, ou seja, considerando se numero é igual a minimo ou a maximo.


Caso o parâmetro inclusivo não seja informado, seu valor padrão deverá ser false, portanto, a lógica será exclusiva, não considerando se numero é igual a minimo ou a maximo.


Exemplos:

estaEntre(10, 100, 50) // retornará true
estaEntre(16, 100, 160) // retornará false
estaEntre(3, 150, 3) // retornará false
estaEntre(3, 150, 3, true) // retornará true

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page